Dicas para permanecer focado na sua história

PSD posts dicas

Você tem um novo projeto. Passou alguns meses planejando ele, pesquisou bastante e resolveu que era o momento certo para escrever. Você vai lá, escreve, escreve, escreve — deixa de lado aquele botequinho com os amigos no sábado à noite, passa mais tempo em casa do que na rua, escreve até os dedos cansarem e os olhos começarem a pesar e se acostuma a dormir mais tarde do que o normal porque você se sente mais produtivo durante a noite. Aí você cheia no meio da história e, de repente, você não se sente mais empolgado em escrever esta história, porque assistiu a um filme com uma temática totalmente diferente e agora quer escrever algo naquela linha. Aí você perde totalmente o foco na história na qual estava trabalhando.

É uma história que eu estou acostumada a presenciar e até mesmo passar por. Já não consigo mais contar nos dedos todas as vezes em que eu estava super empolgada em escrever algo e de repente eu quero escrever outra coisa, totalmente diferente daquilo e nunca mais consigo me focar. Mas há pouco tempo eu descobri uma fórmula muito legal que me ajuda a me manter focada enquanto eu escrevo e faz com que eu consiga terminar sem me sabotar com outras novas histórias. Veja as dicas para se manter focado enquanto você escreve seu livro:

Enquanto estiver escrevendo, apenas leia e assista seriados e filmes com a temática do seu livro. Eu sei, é difícil — sempre tem aquele seriado que você ama e que não tem absolutamente nada a ver com o seu livro, e que com essa dica você vai precisá-lo deixar de lado. E sempre tem aquele filme super interessante no cinema que seus amigos estão te torrando o saco para ir com eles. Mas se você quer terminar seu livro, extremamente focado e sem interrupções, você precisa fazer esse pequeno sacrifício.

Por que, Pandora? Simples, colega: muitas vezes você não tem uma ideia simplesmente do nada, geralmente ela nasce de uma inspiração de algo que você gostou. Filmes, seriados e livros têm suas influências nisso. Então, antes você se inspirar para algo para a história na qual você está escrevendo do que para uma nova história. E ao mesmo tempo, você vai conseguir permanecer focado, escrevendo com mais vontade e tendo muito mais ideias, o que pode ocasionar em tornar sua história ainda mais interessante.

Tenha um objetivo forte. Por que você está escrevendo essa história? Para desabafar? Para calar as vozes da sua cabeça? Para contar uma história divertida para o mundo? Ou para publicar e ter sucesso com ela? Estabeleça um objetivo, crie uma meta para ela que te mantenha ainda mais focado e com vontade de terminá-la.

Pense em histórias paralelas. Sabe aquele personagem que você gosta, mas que não tem um foco tão grande quanto você gostaria na sua história? Crie uma história paralela pra ele. Conte a história dele, como que ele se tornou quem é, como ele entrou na história. Faça isso com vários personagens, ou com vários fatos da história (por exemplo, como que aconteceu a revolução contada na sua história? Por qual motivo). Pode até ser que você tenha novas ideias para a sua história principal enquanto trabalha nas paralelas; e, de alguma forma, você está trabalhando em novas histórias, mas não saindo da raia da sua principal.

Desligue-se da internet e de outras distrações. A internet é a pior inimiga do escritor quando ele senta no computador para escrever seu livro. O autor entra na internet para pesquisar uma palavra e fica meia hora nas redes sociais, no e-mail, vendo vídeos e quando vê, já não está tão focado na história como antes e desiste de escrever naquele dia. Se você trabalha com um planejamento do que vai acontecer no capítulo que está escrevendo, passe-o para o papel, para evitar que fique trocando de tela o tempo inteiro e acabe se distraindo com qualquer coisa — eu, por exemplo, já me distraí ao descobrir que eu ainda tinha campo minado no meu computador. Esse tipo de coisa acontece.

Crie uma soundtrack da sua história. Sempre tem aquela música que inspira a gente a continuar pensando na nossa história e criando mais e a escrever mais. O Spotify tem um acervo gigante de músicas e permite que você crie playlists no aplicativo com as suas músicas preferidas. Crie uma playlist com as músicas que mais te inspiram e, antes de escrever, ou enquanto escreve, ouça-a para se manter mais inspirado e focado na sua história.

Retire as histórias novas ou em hiato do seu alcance. Às vezes o que mais nos atrapalha não é nem a internet, ou os vídeos bonitinhos, ou os filmes e seriados que não conversam com a temática do nosso livro; às vezes o que atrapalha, na verdade, são as histórias que começamos a escrever e pausamos até termos mais ideias, o que pode ser amanhã ou daqui a dez anos.

Mas eu parei de escrevê-las, Pandora; como que elas podem me atrapalhar? Simples: elas estão ao seu alcance. Elas estão nas mesmas pastas nas quais você as guarda, junto com a história que você está escrevendo, e estão visíveis para você e lembrando você todos os dias de que elas existem e que precisam da sua atenção.

A melhor saída para elas não te atrapalharem, é você salvá-las no seu e-mail e retirá-las de vista. Compacte todos os arquivos em um arquivo .RAR  e envie para você mesmo por e-mail, salve no seu Dropbox, GDrive, pendrive, o que você usar, mas não as deixe acessíveis tão facilmente. Pode ser que em um dia de tédio e sem inspiração você volte a fuçá-las e tenha uma ideia muito legal que dá pra aplicar nelas e fica inspirado para escrevê-las, e, com isso, acabe abandonando a história atual que está trabalhando.

E, por fim, estabeleça uma rotina. Uma coisa é você gostar da sua história, mas só escrever uma vez por mês, ainda quando se sente focado e inspirado o suficiente para escrevê-la; outra coisa é você estabelecer uma rotina e uma meta e começar a escrever pelo menos quinhentas palavras por dia. Tente criar uma rotina da escrita, e escrever pelo menos meia página ou uma página — ou, caso se sinta mais audacioso, um capítulo inteiro. Veja qual horário você se sente mais inspirado: se é depois do meio dia, ou no começo da manhã, ou depois da novela das dez, e trabalhe na sua história nesse momento. Tente fazer isso pelo menos duas vezes por semana, ou mais, e depois tente fazer diariamente. Com uma rotina estabelecida, você conseguirá trabalhar na sua história mais focado, com mais afinco e terminá-la mais rapidamente do que o normal.

E aí, o que achou das dicas? Não deixe de comentar!

Bio Gabs

7 comentários sobre “Dicas para permanecer focado na sua história

  1. Gostei muito das dicas! Eu vivo tendo esse problema com as histórias que eu crio! Vou me lembrar carinhosamente disso! (Não sei se consigo seguir tudo, mas vou tentar xD)

    Curtido por 1 pessoa

  2. São boas dicas; eu por exemplo descobri que preciso de um planejamento e de uma meta para me manter focada. Também acabo escrevendo mais se mantiver um diário de escrita. Agora, quanto a filmes, livros e seriados, eles me dão muitas ideias. Já me ajudaram em projetos atuais, e me deram também novas ideias; já cheguei a idealizar um livro inteiro durante o banho por causa de um trailer. Como você disse, é preciso escolher muito bem, ainda bem que só assisto de vez em quanto.

    Curtido por 1 pessoa

    • Planejamento e meta também são essenciais para me deixarem focada, principalmente que algumas vezes eu tenha apenas parte do planejamento da história, não ele todo. Não ter o planejamento todo me força a pesquisar mais para ter mais ideias e o resultado é muito melhor do que eu esperava. =D
      Também sou dessas de idealizar um livro inteiro no banho, as melhores ideias sempre brotam do banho! UAHUAHUAHUA
      Obrigada pelo comentário!

      Curtir

Deixe um comentário

