Dicas contra o Bloqueio Criativo #5: 7 dicas para vencê-lo

PSD posts dicas

1. Ouça música. Todo mundo sabe que a música pode ser inspiracional e muitas pessoas acreditam que um pouco de música de fundo pode ajudar a manter as ideias fluindo e a lâmpada das ideias acesa. Se você está lutando contra o bloqueio criativo, pare por um momento e relaxe ouvindo suas músicas favoritas. Isso lhe dará uma chance de desligar e irá limpar sua mente por um momento.

2. Pule uma parte. Não insista em escrever algo na ordem que deve ser lido. Não tem uma lei que obrigue você a fazer sua introdução, nota de autor e prefácio antes do meio do seu livro. Sim, eles devem aparecer antes no rascunho final, mas você pode escrevê-los quando você quiser. Se você está travando em uma parte do seu livro, blog ou ensaio, deixe essa parte por um momento e volte depois. Funcionou para o príncipe William e Kate Middleton.

3. Tire uma soneca pós-café. Escritores costumam amar copos de café; e todos sabemos que ele pode momentaneamente aumentar nosso estado de alerta. Mas você sabia que beber café e imediatamente tirar um cochilo curto pode aumentar muito a sua criatividade e acabar com o bloqueio criativo? Sim. Cientistas do Reino Unido provaram que beber café antes de iniciar um cochilo de quinze minutos pode aumentar a sua produtividade.

4. Peça ajuda a alguém famoso. Ok, não literalmente (eu bem que adoraria uns conselhos da J. K. Rowling nesse exato momento). Quero dizer, procure por citações famosas relacionadas ao seu trabalho que te inspirem, e te deixem irritado ou te motivem. Se você não consegue pensar em algo para escrever em resposta a um argumento que tem certo valor emocional para você, então você pode ser uma causa perdida.

5. Mude o cenário. Se seu local de trabalho atual não está lhe dando resultados, levante da cadeira e vá para outro lugar. A biblioteca, um bar lotado, uma cafeteria, o parque… Qualquer lugar exceto o que você está agora. A mudança de cenário pode reascender sua paixão e te livrar do bloqueio, e se não o fizer, pelo menos você pode pegar algo para beber.

6. Pergunte a você mesmo: “quem se importa?”. Ao menos que você esteja escrevendo um diário pessoal que não será lido por ninguém além de você, você provavelmente tem uma audiência e essas pessoas estão esperando para ler algo vindo de você. Pergunte a você mesmo o que eles querem saber. Isso o ajudará a focar em ângulos diferentes e abordar o tópico de um ponto de vista diferente.

7. Escreva sobre outra coisa. Às vezes você pode estar preso em um mundo sem palavras porque você tem outras coisas em sua mente. Esqueça a tarefa do momento e se permita escrever sobre o que você está pensando. Isso irá ajudá-lo a descarregar suas preocupações e se focar novamente. Você nunca sabe, escrever o que você está sentindo pode produzir um material inédito.

E aí, gostou das dicas?

Diz aí!

Bio Gabs

Anúncios

Um comentário sobre “Dicas contra o Bloqueio Criativo #5: 7 dicas para vencê-lo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s