Livro Digital vs. Livro Impresso: não é uma questão de um ou outro

Posts

Você já percebeu que sempre existe uma comparação entre o livro impresso e o livro digital? Que sempre existe a opção de ou você publica no formato digital, ou no formato impresso? Que um parece ter mais vantagens que o outro?

O que poucas pessoas conseguem entender, apesar de todas essas perguntas e comparações, é que existe a possibilidade de os dois coexistirem; de o autor poder ter o seu livro em ambos os formatos e até mesmo abrir uma margem muito maior para novos leitores que querem conhecer suas obras e, muitas vezes, não consegue adquirir o exemplar em um formato ou outro.

A questão é: por que se limitar a apenas um formato? Por que não publicar o seu livro em ambos os formatos? A coexistência dos dois é possível. Veja só:

A discussão do eBook

Atualmente, a maior parte dos autores independentes entendem os benefícios de vender eBooks, sendo estes:

  • Baixo custo de entrada no mercado;
  • Distribuição sob baixo custo, com alcance global;
  • Sem custos de manufatura de cada unidade, sendo apenas o design inicial, formatação e conversão;
  • Espaço na estante ilimitado e eterno;
  • Entrega quase imediata;
  • Experiência de leitura altamente portátil e customizável;
  • Leiturabilidade em múltiplos dispositivos, como: tablet, smartphone, eReader, desktop, etc.

Porém, acredite ou não, ainda existem autores que se recusam a oferecer seus livros em formato digital. O argumento mais comum é que um livro, especialmente o seu livro, vale mais do que R$5, R$10 ou R$15, ou qualquer que seja o preço comum dos eBooks. Então, eles se mantêm nos livros impressos, que garante, pelo menos em suas cabeças, um preço maior de venda.

Entretanto, eles estão confundindo preço com valor. Para a maioria dos autores não descobertos, seus livros só valem o que os leitores estão dispostos a pagar por eles, o que geralmente não é muito. Pelo menos, quando você publica um eBook, que não tem nenhum custo de reprodução adicional além da criação do arquivo, você pode manter o preço baixo e compensar em volume de vendas. Este é um método comprovado de construir uma base de leitores e os autores que publicam apenas impressos estão perdendo isso.

A existência do eBook, além de favorecer muitos autores, também favorecem aos leitores da atualidade. Em um mundo onde estamos constantemente conectados e ligados à tecnologia, os livros digitais são indispensáveis, inclusive, como suporte para atividades escolares. Para estes, o livro digital se restringe à leitura, abrindo espaço para a exploração e compreensão desta leitura. Com os livros digitais, os jovens, principalmente e sendo um dos maiores públicos da literatura, passam a obter mais acesso aos livros e ao conhecimento por meio deles, o que antes se tornava difícil pela disponibilização dos livros apenas pelo meio físico, o que fazia com que muitos perdessem o interesse.

Porque livros impressos ainda são importantes

Tendo dito isso, ainda há fortes motivos para oferecer seu livro também em versão impressa. Sim, eReaders e tablets estão por toda a parte atualmente, mas, de acordo com um estudo recente, apenas 4% dos leitores ativos compram apenas livros digitais. O que significa que 96% dos leitores ainda compram livros impressos. Mesmo em meio à uma faixa etária mais nova, sendo até 30 anos, 50% dos leitores compram apenas livros impressos.

Uma pesquisa recente da Colour & Thing lista os motivos de a maior parte dos leitores preferirem livros físicos aos digitais:

  • A experiência tátil: o toque do livro, o peso e cheiro do papel, as páginas marcadas. Isso é difícil de emular nos livros digitais;
  • A experiência de coleção: muitos leitores amam mostrar sua biblioteca pessoal em estantes;
  • A experiência de aprendizado: muitos acham mais fácil estudar com vários livros abertos na mesa, em comparação à várias janelas em um dispositivo eletrônico;
  • A experiência de revenda: você pode trocar um livro usado por créditos na loja, vendê-lo ou dá-lo. Mesmo que você possa dividir eBooks, não é a mesma coisa;
  • A experiência de compra: livrarias são mágicas. Compras online são experiências solitárias.

Três motivos para você imprimir cópias físicas de seu livro

Quando você publica um livro impresso, com um bom design e uma capa marcante, você pode:

1. Maximizar sua base de leitores potenciais. Alcance leitores que têm mais chances de comprar a versão física, distribua seu livro em livrarias, ofereça seu livro em seções de leitura e autógrafos, faça um sorteio nas redes sociais e tenha algumas cópias em mãos caso você encontre alguém que pareça interessado em sua escrita. Quando você publica eBooks e físicos, você se coloca em posição de alcançar a mais ampla audiência.

2. Estabelecer legitimidade aos olhos de seus leitores, bem como profissionais da indústria. Muitos na indústria não levam a sério títulos que são apenas eletrônicos. Alguns assumem que se um livro é disponível apenas no formato digital, ele pode não ser bom o suficiente para ter uma tiragem impressa. Sempre há esperança que essa atitude vá mudar nos próximos cinco anos, enquanto eBooks se tornam cada vez mais populares, mas, por enquanto, o livro impresso ainda é o padrão.

3. Tome vantagem de oportunidade de publicidade adicional. Existem vários blogs de literatura e sites de resenhas que vão escrever sobre seu eBook. E há várias ferramentas de recomendação que indexarão seu eBook em suas bases de dados. Mas, com a facilidade da publicação digital, há um inchaço no mercado de eBooks. Por este motivo, muitos revisores, críticos, editores, produtores de mídia e apresentadores de podcasts sobre livros só escrevem sobre livros impressos. Isso volta ao sentimento de legitimidade mencionado no item 2.

 eBook ou impresso?

A resposta é simples: ambos.

De fato, é provável que um autor independente precise ter, como Richard Nash diz, “um produto para todos, um preço para todos”, não apenas um eBook e impressão de edição regular, mas também uma edição em capa dura autografada para fãs, um eBook expandido com material suplementar para seus leitores mais dedicados e mais.

Uma amostra grátis do primeiro capítulo, ou um eBook barato pode funcionar como uma porta de entrada para seu trabalho, mas uma vez que eles estiverem viciados, seus leitores devem poder comprar seu trabalho no formato que eles escolherem. Tenha certeza que você está atendendo às necessidades de seus leitores. É assim que você é pago, no final de tudo.

Bio

Texto original de BookBaby Blog, traduzido e adaptado livremente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s