Conheça as melhores plataformas virtuais para autores

PSD posts dicas

Sugestão de Ana Beatriz Ferreira.

Qual a importância de uma plataforma virtual para os autores?

Eu respondo: é essencial.

O autor ter visibilidade é essencial para que ele seja reconhecido. Mas ter visibilidade e uma base de leitores antes mesmo de publicar seu livro, é ainda melhor. É exatamente essa experiência que as plataformas virtuais de escrita e leitura nos proporcionam hoje: a possibilidade de você compartilhar suas histórias com centenas de pessoas antes mesmo de ela ser publicada, criar sua base de leitores e obter ótimos feedbacks, além de montar seu nome no mercado editorial e até mesmo atrair a atenção de editoras, pequenas e grandes.

As plataformas nos permite que publiquemos nossas histórias, contos, crônicas e afins, disponibilizando todos os seus escritos lá postados gratuitamente, dando assim, acesso à centenas de pessoas que podem ler e se interessar pela sua obra e no seu trabalho como escritor. Além de ser uma ótima forma de divulgação, também é excelente para a formação de leitores e descobrir qual exatamente é o seu público-alvo. Afinal, é muito comum você escrever algo para o público adulto e descobrir que, na verdade, quem se interessa mais pela sua história são pessoas do público jovem ou jovem adulto.

As plataformas mais famosas até o momento são:

Wattpad

O Wattpad foi uma das primeiras plataformas de escrita e leitura que, inicialmente, não visava a venda e publicação das obras além do que já funcionava: o compartilhamento gratuito dos seus textos. O Wattpad permite que você poste suas histórias, receba votos e comentários e ainda mostra, na página da sua história, quantas leituras foram feitas. Abrindo cada capítulo dela, você também poderá ver quantas vezes o capítulo X foi lido e comentado. Por conta do Wattpad, muitos autores começaram a se destacar no mercado, principalmente americano, tendo contratos com editoras para publicarem suas obras, inicialmente postadas e compartilhadas no Wattpad, agora em formato físico. Recentemente, algumas editoras brasileiras abriram espaço e mostraram interesse em autores brasileiros no Wattpad, publicando-os também. Essa plataforma se mostrou uma ótima maneira de você se comunicar com seus leitores, apresentar suas obras para o mundo e ainda ter a chance de conseguir um bom contrato com uma editora.

Widbook

O Widbook, além de ter um design fofinho e super bem organizado, tem um ótimo método para que os leitores deem seu feedback, inclusive os curadores, que são os responsáveis por avaliar a qualidade do seu livro. Ele pode ser avaliado pela criatividade, conteúdo, layout e capa. Você também pode classificar seu livro como “escrevendo”, “completo” ou “amostra”, esse último sendo o mais usado para aqueles que já têm o livro publicado, seja em formato físico ou digital. A diagramação do livro é automática, obtendo um sumário que facilita a vida dos leitores, onde poderão apenas clicar no nome do capítulo para que sejam direcionados até a página do novo capítulo postado, caso esteja acompanhando ou pausado a leitura por um tempo. A visibilidade também é muito boa: o próprio site mostra quando novas obras aparecem e sempre mostram as atividades das pessoas que você segue, se estão comentando, lendo ou favoritando algum novo ebook.

Scribe

O Scribe é uma plataforma brasileira que está em sua fase beta, mas que já tem uma grande quantidade de usuários inscritos e ativos. Voltada para a divulgação de textos, crônicas e afins, o Scribe funciona, além de uma plataforma onde você pode compartilhar textos, ler e ser lido, também como uma rede social de escritores, muito voltada para a divulgação e promoção de autores.

Também contamos com algumas plataformas voltadas para fanfics, mas que também apresentam histórias originais, sendo elas:

Nyah! Fanfiction

O Nyah! Fanfiction é uma plataforma que por muito tempo sofreu muito preconceito dos escritores ditos mais profissionais por conta dos escritores de baixa idade e de muitas histórias pouco produtivas, criativas e o público muito infantil. Porém, atualmente, isso tem mudado bastante no site. O Nyah se tornou uma ótima plataforma para divulgação das suas histórias originais (como se referem aos livros que não se tratam de fanfics) ou suas fanfics. Ele traz um público empolgado por novas histórias, leitores assíduos, permitindo que eles favoritem e recomendem sua história caso gostem. O esquema de comentários também funciona de uma maneira bem interessante, tendo três campos em que você pode escrever o que você mais gostou na história, o que menos gostou ou que acha que poderia melhorar e depois um campo pra um comentário livre, o que incentiva os leitores a darem a sua opinião/feedback da sua história de uma maneira mais completa. O feedback também é muito bom e rápido: o público do Nyah é gigante. Em comparação, postei uma história minha no Wattpad, Widbook e Nyah e, a quantidade de feedback que tive nos primeiros e que levaram alguns dias para acontecer, no Nyah eu tive em questão de horas. O site, inclusive, também oferece beta readers, dicas de gramática e ortografia, dentre outros. Na hora de postar sua história também, ele permite que você coloque notas antes e depois da história, em quadros separados da história e mais destacados, como se fossem um informativo ou nota rápida da sua história, podendo ajudar o leitor a se situar ou se informar mais sobre ela antes que comece a ler.

Fanfiction.net

O Fanfiction.net era o meu site preferido de quando eu escrevia fanfics. Voltado inteiramente para fanfics, ele nos traz uma plataforma cheia de leitores e escritores delas, com um layout limpo tanto na hora de trabalhar no arquivo da sua história quando na hora de pesquisar por alguma história nova. Ele também permite que você deixe comentários, envie mensagens para os autores, favorite histórias e tudo mais. Ele tem uma ótima estrutura, bem simples, limpa e até mesmo profissional para se trabalhar; seu único problema é sua limitação apenas para o público de quem busca por fanfics, e não por histórias originais.

E sem esquecer das plataformas de leitura online que também permitem que você autopublique seus livros, sendo elas:

Bookess

A Bookess é uma das maiores plataformas de autopublicação do Brasil, se não for a maior e mais conhecida delas. Nela, você pode publicar seus livros de modo gratuito, permitindo a leitura via site para os seus leitores, como também publicar seus livros de maneira independente e gratuita nos formatos digital e impresso, dependendo da sua escolha. Mas, caso queira profissionalizar seu livro (já que, muitas vezes, um livro autopublicado é inteiramente feito pelo autor) e fazer com que ele tenha mais visibilidade no site e tenha um potencial maior de vendas, a Bookess também oferece serviços editoriais de revisão, diagramação, capa, ISBN, eISBN, e demais serviços.

Amazon

A Amazon é a nova queridinha dos autores brasileiros por conta da sua visibilidade e da quantidade de autores nacionais que se autopublicaram com eles. Uma coisa interessante que a Amazon tem é te colocar ao lado de grandes autores internacionais quando alguém vai buscar pelo livro de um autor X e o seu, eventualmente, for relacionado com a história/temática daquele livro em especial. Ou seja: ela não te trata apenas como um autor autopublicado, muitas vezes um Zé Ninguém, mas também te trata como um autor, assim como todos os outros, te colocando ao lado de grandes autores. A desvantagem é que, por enquanto, a Amazon (propriamente dita) não está publicando livros impressos no Brasil, fazendo com que os autores fiquem restritos ao formato digital para Kindle. Porém, temos o CreateSpace, parceiro da Amazon, que permite a impressão de livros em paperback (versão impressa sem orelhas e de qualidade pouco inferior) e que, infelizmente, só tem imprimido nos Estados Unidos, o que faz com que uma prévia leve mais de 30 dias para chegar (assim como suas encomendas da China).

Clube de Autores

O Clube de Autores é uma plataforma que segue a linha da Bookess, mas não se responsabilizando pelos serviços editoriais e colocando tudo na cola dos “profissionais do livro”, uma página paralela à da empresa onde qualquer “profissional” pode se cadastrar e oferecer seus serviços editoriais (o que eu acho uma furada). Os preços do Clube de Autores muitas vezes é superior ou igual ao da Bookess. As duas empresas praticamente tem as mesmas funções e finalidades: permitir que você autopublique seus livros. Com uma coisa ou outra de diferença, acho difícil que você encontre alguma coisa que destaque mais uma do que outra, já que são concorrentes.

Conhece outra plataforma voltada para escritores e leitores?

Compartilha aí! ;)

Boa escrita para você!

Bio Gabs

Anúncios

7 comentários sobre “Conheça as melhores plataformas virtuais para autores

  1. Ola, tudo bem?

    Escrevi duas historias infantis, na sua opinião, qual a melhor plataforma para publicar livros infantis?
    São tantas as ferramentas, que me deixam confusa.Apreciaria muito ter ilustrações no miolo do meu livro.
    Aguardo respostas.
    Obrigada.

    Curtir

  2. Tem também o Spirit, é uma plataforma bem legal, com vários pontos interessantes, além de postar as suas histórias, você pode se divertir no fórum, lá tem chats, e posts bem divertidos. Eu simplesmente amo o Spirit, e ele se assemelha ao Nyah.
    Postei uma mesma fanfic nas duas plataformas, e se quiser dar uma olhadinha para falar do que achou o título é Te Quero, com categoria original, e meu nome de usuário na Spirit é GarotaVermelha, e no Nyah; é Minka Foster.
    Beijos, amei o seu site.
    Como faço para acompanhar as suas postagens nele?

    Curtir

  3. Oi, obrigada por esse post bem informativo.
    Eu estou escrevendo um livro, sempre gostei muito de ler, desde criança e há algum tempo eu tenho pensado em escrever algo já que gosto tanto de ler, mas como é a minha primeira vez eu não me sinto apta a tentar uma publicação, primeiro eu gostaria que as pessoas lessem e me dessem a sua opinião sobre a estória e a minha forma de escrever, se gostam, se prende a atenção ou se é um livro chato. Vou testar esses sites que vc indicou. Obrigada mesmo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s