Os 10 maiores erros que os escritores cometem ao fazer uma publicação direta

PSD posts dicas

Por Guy Kawasaki

Em 25 anos, eu escrevi 20 livros. Os dez primeiros foram publicados de maneira tradicional. Porém, quando a editora do meu livro Encantamento disse que não poderia cumprir o pedido de 500 cópias de eBook, decidi que eu mesmo iria publicar o meu próprio livro, What the plus!

Esta experiência me ensinou que a publicação direta é complexa, pessoal e desafiadora — como disse Steve Jobs, “Deve haver uma maneira melhor”. Então eu escrevi meu último livro, APE: Autor, Editor e Empresário — Como publicar um livro, para simplificar e otimizar o processo de autopublicação para outras pessoas.

Ao longo desta jornada, juntei uma lista com os 10 maiores erros que escritores, inclusive eu, fazem quando publicam diretamente seus livros. Aqui estão eles, pelo menos você poderá cometer novos erros ou evitar estes erros completamente.

1. Escrever pela razão errada: O erro mais comum ao escrever um livro é escrever para ganhar dinheiro. Estatisticamente, você está caminhando para a decepção. Ao invés disso, você deve escrever um livro por boas razões, por você ter algo de valor a dizer, porque você tem uma causa e quer passar adiante ou quer encarar o desafio intelectual de escrever um livro.

2. Não contratar um profissional de edição de texto: Quando terminei de escrever o APE, pensei que não havia erros. O editor encontrou 1400 — isto mesmo: mil e quatrocentos erros. Escrever e editar um texto são dois talentos diferentes, assim como o melhor vendedor não é o melhor gerente e o melhor jogador não é o melhor treinador.

3. Fazer sua própria capa: A capa é uma daquelas partes mais importantes do marketing do seu livro, por isso, contratar um bom designer gráfico é um ótimo investimento. O “concurso de beleza” da Amazon exibe 15 a 20 capas por vez. Isto é, mesmo em tamanho reduzido, a capa deve ser atrativa.

4. Não construir uma plataforma de marketing com antecedência: Publicar seu próprio livro não é um processo onde você primeiro escreve e só então vai se preocupar com a divulgação deste. É preciso começar tão cedo quanto você começa a escrever, porque este processo pode levar até um ano. Você já deve ter centenas de seguidores nas redes sociais no dia de lançamento do livro.

5. Usar outro editor de texto que não seja o Microsoft Word: Vamos ser brancos, o Word é o melhor. Existem editores mais baratos e elegantes que o Word, mas nenhum tem os estilos de parágrafos capacitados no Word e nem a aceitação universal de revisores, verificadores, editoras, designers e revendedores que você vai trabalhar ao longo do fluxo.

6. Testar seu eBook inadequadamente: Se seu eBook ficou bom em uma plataforma, não quer dizer que ele ficará bom nas outras. E nem mesmo assuma que se o eBook ficou bom em um tablet Kindle, ele também ficará bom no aplicativo da Kindle. A única maneira de realmente saber se ficará bom, é testar o eBook em cada uma das plataformas.

7. Vender apenas um formato: Por quaisquer razões, muitos autores optam por comercializar seus livros em apenas um formato, seja ele impresso ou digital. Na realidade, cabe ao leitor decidir qual o formato de sua preferência. Portanto, é interessante disponibilizar o maior número de formatos possíveis.

8. Depender unicamente de mídias sociais e do boca a boca: Google+, Twitter, Facebook, Pinterest e LinkedIn são poderosos e baratos métodos de marketing, mas a boa e velha assessoria de imprensa ainda é recomendada.

9. Não consultar o público: O público é uma coisa bela, sempre há pessoas lá fora que sabem mais que você e que estão dispostas a ajudar pelo valor intrínseco de ajudar um ser humano. Eu consultei o público para um feedback em três estágios: no esboço, no primeiro rascunho e no rascunho final. O público apontou milhares de erros e sugeriu diversas melhoras para o APE.

10. Ter apenas um plano: Existem pelo menos duas maneiras de publicar seu livro: o plano A é encontrar uma editora tradicional; o plano B é uma publicação direta (própria). Não há jeito certo ou errado, existe o que funciona para você e o que não funciona, portanto, seja flexível.

Aproveite as dicas!

Bio Gabs

Texto adaptado de DBW.

Anúncios

Um comentário sobre “Os 10 maiores erros que os escritores cometem ao fazer uma publicação direta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s