10 maneiras para aumentar a venda de seus livros!

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Eu costumo ver uma penca de autores, não apenas no meu trabalho, mas também nos grupos nos quais interajo, se perguntando como eles podem aumentar a venda dos livros publicados, seja no formato impresso, seja no formato digital. Isso de fato é uma das maiores dificuldades depois que o autor consegue publicar o seu livro: a de vendê-lo.

Eu encontrei um post no BookBaby, uma plataforma de publicação independente estrangeira, que vira e mexe traz posts no seu blog muito interessantes, um post sobre maneiras para aumentar a venda de seus livros. São dicas interessantes e práticas, além de em sua maioria trazerem soluções de marketing gratuitas. Então, vamos para as dicas!

1. A capa pode ser um certificado de qualidade para seu livro. Os leitores, em sua maioria, julgam o livro pela capa. Encontrar um leitor que não faça isso é como ganhar na loteria do mercado literário. Portanto, certifique-se de que a capa do seu livro é bonita, com um bom acabamento e atraente. Se a capa não tiver qualidade, as chances de os leitores duvidarem da qualidade do seu livro são grandes.

2. Instigue o leitor através da sinopse. O primeiro passo, que é atrair o leitor pela capa de seu livro, você já conseguiu. Agora você precisará cativá-lo através da sinopse. Use poucas frases, escrevendo uma sinopse que revele o necessário para instigar o leitor a comprar o seu livro.

3. Use as orelhas sem moderação. Se o seu livro tiver orelhas, aproveite o uso de uma para colocar uma descrição do seu livro que seja igualmente cativante como a sinopse. Nela, você poderá colocar um pouco mais de informações ou citações críticas positivas sobre o seu livro. O mesmos e aplica se você estiver vendendo seu livro virtualmente. No seu website, crie uma descrição sobre a natureza do conteúdo de seu livro, dê mais detalhes ou mais informações do que havia dado na sinopse. O importante é não tornar a descrição uma cópia da sinopse.

4. Agora, fale de você. Os leitores gostam de conhecer o autor quando compram um livro. Escreva uma biografia sobre você que deixe os leitores intrigados. Por exemplo, o que em suas experiências pessoais pode fazer as pessoas quererem ler o que você tem a dizer?

5. Os links são seus melhores amigos. É normal o leitor estar buscando alguma coisa e acabar esbarrando em uma página sua, seja sua página pessoal ou do seu livro. Aproveite isso! Em sua página pessoal, coloque um link para a página do seu livro, e na página do seu livro, coloque um link para a sua página pessoal. Por mais que ele possa não estar preparado para adquirir seu livro, ele pode conhecer mais sobre você e sobre o seu trabalho, acompanhando as atualizações de conteúdo sobre o que você escreve e publica. Também não se esqueça de sempre inserir links  da página do seu livro em postagens e redes sociais. É interessante também você inserir um link da página do seu livro na assinatura do seu e-mail, pois ele pode acabar chegando a várias pessoas.

6. Informe os leitores de como eles podem te ajudar ao adquirir o seu livro. Se você vende seu livro em uma plataforma ou livraria na qual ganha uma porcentagem maior de royalties, informe para os seus leitores. Se eles gostarem do seu trabalho, vão querer apoiar você e comprarão seu livro na loja ou plataforma onde você se beneficia mais.

7. Abuse da variedade de formatos. Se você trabalha com plataformas de publicação independente, não deixe de publicar seu livro em todos os formatos possíveis, seja impresso ou digital. Várias plataformas permitem que você venda seu livro em formato impresso e digital, como ePUB, PDF, mobi, dentre outros. Quanto mais formatos para o seu leitor, melhor!

8. Ofereça uma variedade de livrarias para o seu leitor. Em alguns casos, pode ser que a livraria que você vende seus livros trabalhe de uma forma que não beneficia o leitor, seja na entrega, na forma de pagamento ou qualquer outra questão. Por isso, procure disponibilizar seu livro em mais livrarias. Antes o leitor comprar em outra livraria (que talvez não te dê uma porcentagem de royalties maior ou igual a outra) do que desistir da compra.

9. E se lembre de informar que o preço é o mesmo. Por mais que uma plataforma ou livraria te pague um valor maior de royalties, o preço do seu livro precisará ser o mesmo para que o leitor possa escolher em qual plataforma comprar, e, principalmente, que seja possível – financeiramente falando – que ele possa comprar naquela que dá uma quantia maior de royalties para você.

10. Seus leitores podem ser as melhores pessoas para ajudar na divulgação do seu livro. Você pode pedir para que eles ajudem você, compartilhando o link do seu livro através dos ícones de social media, como também pedir para que, ao final da leitura, eles realizem uma resenha sobre o seu livro e que compartilhe nas redes sociais.

E aí, gostaram das dicas? Não deixe de comentar e compartilhar!

Boa escrita para você!

Bio Gabs

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