Contratando um serviço editorial longe de arrependimentos

PSD posts dicas

Para quem está dentro do mundo editorial e publicando de maneira independente, é natural que em algum momento do processo escrever-editar-publicar você acabará esbarrando na necessidade e contratar um profissional para realizar tal trabalho para o seu livro; seja capa, diagramação, revisão ou até mesmo assessoria de marketing, em algum momento você precisará de alguma dessas pessoas. Ao menos, é claro, que você tenha um profundo conhecimento em todas as áreas do setor editorial (que é o que a maioria acaba procurando).

Contratar um serviço editorial, quando se acaba precisando dele, pode ser uma experiência ou maravilhosamente boa ou extremamente ruim. Mas não é porque os freelancers ou as editoras que fazem os serviços não prestam e são mercenárias, cobrando tão caro e entregando um trabalho porco. Na verdade, é você quem não soube procurar por um bom profissional que atenda aos prazos, dê sugestões sinceras e que podem ser muito necessárias para o seu livro e que cobrem um preço razoavelmente justo.

Um serviço editorial é caro. Às vezes custa mais que um salário mínimo, e às vezes esse valor pode ficar mais tranquilo de se pagar se o profissional puder parcelar para você, seja no sistema do depósito ou usando sites que fazem a intermediação de pagamentos como BCash e Pagseguro. Aqueles que geralmente cobram barato geralmente não são confiáveis e fazem parte da grande equipe que originou a frase que o barato sai caro depois. Então a primeira coisa que e te pergunto é: você quer um trabalho barato ou quer um trabalho de qualidade profissional?

Se você está buscando um trabalho profissional, que não te dará dores de cabeça, e que tenha um ótimo pós-venda e entrega de serviço, você está no post certo. Aqui, eu irei te ajudar a encontrar um bom profissional, seguindo os pontos que vou lhe mostrar logo a seguir.

Procure o portfólio. Se o se intuito é contratar um designer de livro que faça capa ou diagramação, ou contratar ambos de profissionais diferentes, a primeira coisa que você deve fazer antes de perguntar por preços e prazos é procurar o portfólio. Com o portfólio, você terá uma noção da qualidade do serviço do profissional e consegue ver se ele trabalha no estilo que você quer. Saiba como procurar também: de nada adianta você contratar um capista que tem mais capas no estilo dark e ficção fantástica para trabalhar em uma capa do seu romance adolescente. Procure por aquele que atende mais ao estilo que você quer o seu livro e só depois pergunte os preços. Mas não descarte ele porque “seu sobrinho” sabe fazer uma capa ou diagramação de graça para você porque o desse profissional é muito caro! Há uma diferença gritante entre o seu sobrinho e o profissional. A primeira delas é o tempo de trabalho e estudo. Então valorize o trabalho do profissional desejado e, se você acha que o valor que ele quer cobrar é digno para um trabalho dele, contrate. Caso contrário, nem ao menos tente barganhar.

Procure por feedbacks. Você encontrou um profissional que é muito conhecido no meio editorial dos autores independentes e achou o trabalho dele ótimo, segure um pouco seu fogo para contratá-lo. Antes, obtenha feedbacks a respeito do trabalho ele. Como ele trabalha? Qual o prazo de entrega ou resposta? Ele é responsável? Responde e-mails com a frequência com que você manda? Ele tira todas as suas dúvidas? Ele já cometeu algum erro, mas corrigiu depois sem custo algum? Ele é atencioso, é sincero e sabe conversar? Ele tem um bom pós-venda? Ele trabalha bem para o preço que cobra? Pergunte para as pessoas que já contrataram serviços com esse profissional, tenha um feedback a respeito dele antes de contratá-lo. E, se possível, até mesmo visite as redes sociais dele (por exemplo, facebook) e veja se alguém cobra alguma coisa dele a respeito do trabalho que ele realizou para a pessoa. Se tem pessoas cobrando e-mails, atenção, mudanças e, principalmente, reclamações. Se, mesmo com os pontos negativos, você ainda quiser contratá-lo pelo suposto bom serviço que ele faz, saiba que você foi avisado e que sabe onde está se metendo. O dinheiro é seu, assim como a escolha também é sua, então você é totalmente responsável por isso.

Não tente baratear preços. Um serviço editorial não é simplesmente jogar as palavras e colocar um enfeite na página, não é só trocar o “idéia” por “ideia” ou mesclar imagens e colocar o título e fazer um post diário no facebook para divulgar. Para aqueles que não entendem como as coisas realmente funcionam, as coisas não funcionam realmente assim. Há todo um trabalho pesado quando se trata de editar um livro de modo que faça com que o leitor pense em apenas um motivo para não comprar o seu livro (ou até mesmo não pense em um motivo para NÃO comprar seu livro). Portanto, não tente convencer o profissional a cobrar mais barato. Nada de “e se eu te entregar as imagens, você cobra mais barato?”, “mas é coisa simples, você faz em três minutos”, “mas é só revisar umas vinte páginas, nem tem muito erro”, “faça a capa que eu divulgo seu trabalho, você ainda vai ficar muito famoso por minha causa” e outros comentários dessa linha. O profissional vai, primeiramente, ficar chateado, irritado e até mesmo se sentir ofendido por você menosprezar o trabalho dele e achar que não vale realmente o que está pagando e é muito capaz de ele simplesmente não aceitar fazer mais nada com você. Saiba que, para fazer com que seu livro venda, não é só você que é responsável, mas todos os profissionais que o deixam esteticamente atraente para os leitores. Nenhum leitor vai querer gastar dinheiro com um livro mal diagramado, com uma capa feita em um programa de edição barato e mal feita também e com erros grotescos de diagramação. “Mas a história é boa”, e o autor pode ter uma ótima personalidade e ajudar crianças carentes, mas muitos leitores não comprarão os livros mal feitos e com erros grotescos. Com isso, valorize o trabalho do profissional e não tente conseguir algo mais barato. Algo bem feito custa caro, e é um “sacrifício” financeiro que você terá que arcar para que seu livro seja um possível sucesso. 90% das pessoas julgam pela capa. Lide com isso.

Sinceridade acima de tudo. Se o profissional for supostamente muito bom e andar com a agenda ocupada e mesmo assim dizer “mas eu consigo fazer o seu trabalho”, duvide. O que pode acontecer é ele não atender o prazo e ficar semanas ou meses no seu trabalho te enrolando para entregá-lo. Acredito que um verdadeiro profissional não é aquele que pega 10 trabalhos ao mesmo tempo e “dá conta” durante meses, mas aquele que cuida de um de cada vez com a devida atenção. Então, exija sempre a sinceridade e muita atenção no que diz respeito a prazos e responsabilidade.

Procure alguém que ouça suas opiniões ao invés de apenas aplicar as dele. Tudo bem. O profissional sabe de tudo: capa, diagramação, revisão, todos os detalhes para tornar o seu livro profissionalmente ótimo… menos sobre o seu livro na íntegra. É você quem sabe de tudo: da história, dos personagens, da possível continuação. Você tem a história e o profissional tem o trabalho. Procure alguém que consiga trabalhar com o que você diz, que saiba te escutar e tente aplicar da melhor forma possível. Passe longe de profissionais que fazem tudo do jeito deles e te entregam apenas uma prova final do que você quer. Encontre alguém que te acompanhe desde o início do processo de criação e edição do que você contratou para o seu livro, que saiba te escutar e que faça as coisas como você enxerga, e opine quando for necessário, para aplicar um acabamento profissional. De nada adianta ter um trabalho bonito e que não converse com o seu livro. O profissional precisa trazer a essência do seu livro para o seu trabalho. Mas, para isso, ele precisa aprender a te escutar primeiro e você também precisa aprender a escutá-lo quando for necessário. Pode ser que, o que você está sugerindo é fora de moda do mercado, brega ou coisa parecida e talvez ele tenha uma ideia melhor. Cabe a você o que fazer.

Sugiro que você procure um profissional que atenda a todos os pontos. Só assim, você vai encontrar um trabalho de sucesso e fazer do seu livro um sucesso!

Gostou das dicas? Não deixe de comentar e compartilhar! ;)

Boa escrita para você!

Bio Gabs

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s