Divulgar o seu livro é mais fácil do que você pensa

PSD posts dicas

Uma das maiores dificuldades do autor, após escrever o livro, é divulgá-lo para que ele venda e tenha sucesso, dando o retorno que o autor provavelmente gastou no momento da edição e publicação dele.

Porém, como divulgar bem o seu livro? Como fazer com que ele tenha a visibilidade que você deseja e procura? Alguns autores encontram grande dificuldade nessa parte pós-publicação. Fazer com que seu livro tenha sucesso não é uma tarefa fácil, porque depende 50% da qualidade dele, enquanto a outra parte depende de como você vai conseguir fazer com que ele tenha sucesso. Há uma diversidade de opções e de histórias que podem fazer com que as pessoas facilmente escolham outros livros além do seu. O público é amplo, variado e é difícil agradar a todos. Mas fazendo da forma certa você consegue divulgar bem o seu livro e trazer leitores para você. Talvez até mais do que você imagina!

Comece divulgando seu livro com antecedência. Se você publicou seu livro hoje e começa a divulgar hoje, muito dificilmente ele vai criar uma margem grande de leitores da noite para o dia ou fazer um sucesso relâmpago. Leitores são muito críticos e seletivos com os livros que compram, então eles pensarão várias vezes antes de comprar o seu livro sem conhecê-lo ou ter um feedback, apesar da sinopse interessante. Porém, não comece a divulgá-lo quando terminar a primeira página; passe a divulgá-lo quando estiver na reta final e com a certeza de que irá finalizá-lo. Até porque não adianta fazer um barulho gigante e deixar os leitores loucos e ansiosos por um livro que você nem sabe se vai terminar um dia. Divulgue ele antes de publicá-lo realmente. Faça sua margem de fãs, tenha betas (leitores críticos voluntários) e fale bastante dele que, no dia do lançamento, ele muito provavelmente fará no mínimo um belo sucesso e barulho no mercado literário.

O marketing digital é seu melhor amigo. Poucas pessoas hoje em dia não têm acesso à internet. Os leitores, principalmente, estão constantemente conectados e muitas das novidades que eles obtém conhecimento é por meio dela. Facebook, blogs, sites de notícias e redes sociais em geral. Divulgar o seu livro através do marketing digital é o meio mais barato e talvez até mais eficaz do que você imagina. Crie uma página no facebook de sua autoria ou sobre o seu livro, crie um twitter, tenha um bom planejamento de marketing (e quem sabe até crie um blog) e mãos à obra! Comece a divulgar. Faça bom uso do marketing no facebook e no twitter, gere muitos seguidores e espere que o sucesso logo chegará. Mas eu te alerto: não faça publicações em seu perfil pessoal e marque todos os seus amigos. Isso é chato e nem todos podem gostar de estarem marcados em uma publicação de algo que eles não têm relação alguma. Isso pode ter um efeito muito possivelmente negativo do que positivo. Separe a amizade da sua profissão, e se algum deles gostarem da sua obra, eles podem compartilhar o post ao invés de se desmarcarem e ainda denunciarem você pelo spam.

Faça um e-mail marketing eficiente. Sabe aquele seu amigo que diz que trabalha sempre no computador e conectado na internet, mas que nunca dá as caras nas redes sociais? Ele muito provavelmente deve ser dependente do seu e-mail para trabalhar, assim como vários outros empreendedores. Então, não os exclua da sua lista de divulgação, porque eles podem acabar conhecendo seu trabalho apenas através do e-mail! Trabalhe com um e-mail marketing para divulgar seu livro. Tenha um design agradável, pouco texto (mas de conteúdo interessante) e uma call to action eficiente, que atiça e induza o leitor a clicar no link ou adquirir seu livro.

Faça eventos de lançamento. Um evento de lançamento é sempre a primeira opção de alguns autores e certamente, na maioria das vezes, é muito eficiente. Mas se você está publicando digitalmente, você provavelmente deve estar se perguntando: como realizar um bom evento de lançamento para o meu livro em versão digital? Isso é simples! Crie um evento virtual em alguma de suas redes sociais (por exemplo, o facebook), marque a data do lançamento virtual do seu livro digital e convide seus amigos! Mas não deixe por isso mesmo. Realize atividades virtuais no dia do lançamento que faça com que você interaja com o leitor. Peça para eles realizarem perguntas a respeito do livro, comentarem, adivinharem coisas sobre os personagens e, principalmente, se você tiver uma versão física do seu livro, realize um sorteio do livro físico. Não deixe o leitor apenas com o link de compra. Divirta ele e o deixe ainda mais empolgado para adquirir o seu livro!

Leve seus livros à escolas. Se o seu livro for de temática infantil ou infanto-juvenil, você tem uma opção a mais do que os outros! As escolas trabalham com livros literários, voltados para os alunos de primeira à quinta série geralmente. Se o seu livro é voltado para essas faixas etárias, leve ele até uma escola e ofereça como livro literário para estudo durante o ano. Claro, converse com os responsáveis e negocie um valor pelo qual ele possa ser vendido a eles. Quanto mais pessoas leem seus livros, mais visibilidade e reconhecimento você terá.

Coloque o seu livro em um book tour. O que é um book tour? Book tour é uma viagem que seu livro faz entre vários blogueiros, que o leem e resenham. Para isso, você precisará selecionar um número X de blogueiros para participarem do book tour do seu livro, e enviá-lo (digital ou físico) para um dos blogueiros. Esse blogueiro irá ler o seu livro, resenhar, sendo uma resenha positiva ou negativa, e irá repassar o livro para outro blogueiro que também irá ler e resenhar e assim sucessivamente. O interessante disso é a diversidade de públicos para quais seu livro será apresentado e a tamanha visibilidade que você terá. A partir do momento que o blogueiro fizer uma resenha, muitas pessoas podem se interessarem e irem atrás de você para adquirir o seu livro.

Participe de bienais e eventos literários. Imagine juntar autores e leitores assíduos em um único lugar. Dessa forma, você tem a Bienal do Livro. Ela é o lugar perfeito para que você divulgue e venda o seu livro, afinal, você estará cercado de pessoas que estão no meio literário e sempre se interessam por algo novo. Será difícil você não obter a atenção e interesse de leitores enquanto você conta sobre seu livro, pois você estará no meio do público certo. Isso se aplica para vários eventos literários ao redor do país. Debates sobre livros, encontros de fãs; tente comparecer ao máximo de eventos que você pode e divulgue seu livro para as pessoas certas.

Realize promoções do seu livro. Não tem palavra mágica melhor do que “desconto” ou “promoção” para os leitores. Ver que o livro que eles queriam comprar caiu de preço ou está de graça na versão digital, desperta o melhor sentimento de realização e felicidade neles. Portanto: faça promoções. Além de alavancar as suas vendas por conta do preço baixo, também vai dar a oportunidade de sua obra ser apresentada a mais pessoas que podem se interessar justamente por seu livro estar a um preço bom e abaixo do mercado. Nesse momento, coloque-se no lugar do leitor e crie promoções criativas e atrativas que façam com que o leitor pense: por que não comprar esse livro agora?

Dê uma amostra para seus leitores. Se você ainda não publicou seu livro, mas quer que seus leitores o conheçam um pouco, disponibilize online um trecho dele. Seja o início, um trecho interessante e instigante ou fale sobre os personagens e um pouco da história mais clara e abertamente. Use uma plataforma de leitura online gratuita (como Widbook ou Wattpad) para divulgar esse trecho e divulgue para seus leitores e, consequentemente, aumenta a sua margem de fãs! Afinal, mais pessoas podem acabar conhecendo o seu livro através desse trecho.

As dicas se encerram por aqui! E aí? Curtiu? Não deixe de compartilhar!

Boa escrita para você!

Bio Gabs

Anúncios

7 comentários sobre “Divulgar o seu livro é mais fácil do que você pensa

  1. Eu conhecia esses recursos, mas é pq estou há um pouquinho d tempo no mercado, rsrsrs. Mas lembro que no começo eu dancei bonito por não saber metade (nada) do que está aí. É ótimo que vc conte essas coisas aos novos autores. Mais: é ótimo que eles saibam e pratiquem suas recomendações ;)

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Pamela! Obrigada pelo comentário!
      Na publicação do meu primeiro livro, também não sabia de nada disso. Tanto que ainda estou vendendo exemplares de dois anos atrás! rs. Mas com o tempo aprendi bastante e encontrei várias maneiras de fazer um marketing eficiente, na maioria das vezes, de modo gratuito.
      Fico feliz que tenha gostado da postagem!

      Curtir

    • Oi Thiago! Obrigada pelo comentário!
      É uma ótima ideia. Disponibilizando capítulos gratuitos lhe dá a oportunidade de que o livro chegue ao conhecimento de mais leitores e aumenta sua margem de fãs. Principalmente se você nunca publicou nada ainda. Sugiro que você poste sua história no Wattpad e Widbook, e outras plataformas gratuitas de divulgação da textos e livros.
      Não esquece de mandar pra mim também, viu? Hahaha.

      Curtir

  2. Oi Pan, (posso chamar assim?)
    Queria saber mais sobre o “book tour”, nunca tinha ouvido falar disso apesar de já estar pensando em distribuir meu livro para blogueiros resenharem. Bem, eu não fico muito na internet por isso queria saber se você poderia me enviar um e-mail explicando melhor sobre o book tour e se você poderia me dizer o nome de um ou dois sites bons e grandes sobre literatura que fazem resenha. Desculpe se o que estiver te pedindo for difícil, mas como disse, não fico muito na internet e por isso não conheço tanto dessas coisas. Principalmente agora que estou pensando em como divulgar meu livro para um contrato quase fechado com um editora. Obrigado e boa sorte com seu novo livro “Muro das Maravilhas”!
    elielton_sch@hotmail.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s