Feedback: livro físico com Editora CreateSpace

PSD posts feedback

Depois de quase dois fucking meses esperando, a prova de um livro físico com o CreateSpace finalmente chegou! Glória! Gostaria de agradecer à minha mãe, à minha cachorrinha, ao meu chefe que paga meu salário (…)

Vou contar para vocês o que exatamente aconteceu para que eu resolvesse imprimir o meu livro físico no CreateSpace: eu estava publicando Amargo (meu livro que, a propósito, vai ser publicado pela Maori Books) de maneira independente. O epub, se não me falhe a memória, já estava pronto e acho que eu já estava vendendo na Amazon. Porém, é claro, eu adoraria ter o formato físico dele e lembro de alguém ter pedido. E como eu já tinha ouvido falar muito bem sobre a qualidade e o preço do CreateSpace, eu resolvi testar.

Esse meu feedback falará sobre os pontos: 1) praticidade, 2) qualidade, 3) preço, 4) entrega, e também colocarei uma classificação de 1-5.E serei extremamente sincera em tudo. Bom, vamos lá!

1. Praticidade: 3/5

O CreateSpace é o demônio. Começamos por aí. Sem brincadeiras, pura sinceridade. Por mais que no começo seja fácil lidar com ele, quando passamos para a parte interna do livro, ele começa a encher o saco, principalmente se o seu livro tiver ou não tiver sangria na capa e no miolo. Quando tem, ele não deixa você upar no site, quando não tem, ele também não deixa. Eu nem lembro mais exatamente como fiz, só sei que apanhei por uma semana inteira para conseguir colocar a capa e o miolo do livro.

Um dos pontos que achei razoavelmente positivo, foi a questão do ISBN gratuito. Por mais que seja um ISBN especial para o site CreateSpace, para que você venda seus livros lá, já é alguma coisa. Você já se garante pelo menos nesse ponto (e nada te impede de usar esse ISBN em outros livros de autopublicação enquanto você não paga por um, não é mesmo?). O meu já tinha ISBN, eu havia contratado ele com a Editora Bookess, então não precisei, mas anteriormente quando eu fiz a versão física de Não Há Lugar como Londres, eu usei aquele ISBN mesmo. Me processe.

No geral, coloco uma classificação de 3/5 por causa da questão do miolo e capa de livro. Principalmente o miolo, que sempre invoca com as margens e você tem que editar o arquivo Indd umas quinze vezes antes de ele aprovar UMA das margens. Achei isso um pé no saco.

2. Qualidade: 4/5

20141008_091340

As canções sobre a qualidade boa do CreateSpace são totalmente verídicas. Diferente do Lulu, a capa brochura é bem mais firme e as páginas não são estilo papel de jornal, e sim, em papel amarelado e boa gramatura. Ainda dá de ver um pouquinho do texto da outra página, mas é o normal. De qualquer forma, eu achei sensacional.

As únicas coisas que eu não gostei foi a cor muito viva da minha capa (que não era para ser assim), onde a pele da menina, que deveria ser uma morena claríssima, quase bege, ficou extremamente amarelada, a ponto de doer muito os olhos

Na foto, não está tão aparente, mas dá para ter uma noção de como o rosto da modelo brilha.
Contracapa
Contracapa
20141008_091304
Falsa folha de rosto
20141008_091313
Folha de rosto

E nas páginas, onde havia arabescos em todos os cantos de todas as páginas, houve uma falha da impressão onde teve um corte desalinhado. Uma coisa também que me deixou enlouquecida, principalmente atacando meu TOC, foi que houve algum bug no PDF do CreateSpace em que, em todos os capítulos, havia uma quebra de página onde na página par estava com texto, na página ímpar ficava em branco e na próxima página par ficava o texto do final daquele capítulo. Isso aconteceu em todos e me deixou enlouquecida, porque tirou a ordem dos capítulos começarem sempre na página ímpar.

Penúltima página
Penúltima página do capítulo
Última página
Última página do capítulo

Minha classificação para a qualidade é de 4/5. A qualidade é boa, mas traz falhas na impressão que atacam o TOC de qualquer um.

3. Preço: 1/5

Uma coisa que eu ouvia muito também é que os preços do CreateSpace são agressivos, que concorrência nenhuma bate o preço deles, principalmente se tratando da qualidade dos livros.

Se você diz isso: cala essa boca. E vá fazer umas aulas de matemática.

Sim. O preço é bom, a qualidade é excepcional, mas acho que não compensa. Ademais, não vi muita diferença de preço para esse meu livro em especial em uma impressão por demanda por aqui, no Brasil, e no CreateSpace, que é dos Estados Unidos. Talvez a diferença exista porque, para você ter um livro no valor do CreateSpace e com a qualidade melhor ou semelhante aqui no Brasil, você precisa comprar em tiragem, não apenas um exemplar como eu fiz. Acredito que a maioria das pessoas que fizeram um auê por causa do CS, foi porque talvez nem tenham terminado a compra, porque o preço ainda assim, fica salgadinho.

Para Amargo, um livro de laminação fosca, de tamanho 6″ x 9″ (o equivalente de 15,5 x 23, restando poucos milímetros para fechar esse formato) e com 372 páginas, de folhas amareladas, o valor não foi muito diferente do que me foi apresentado em orçamentos com, por exemplo, Letras e Versos. O valor da impressão dele ficou por US$5,31. Sim, muito barato. Em reais, isso ficaria mais ou menos, usando a cotação atual do dólar, em R$12,90, um valor muito bom e que a gente só consegue em casos de compras em tiragens acima de 50 exemplares, no mínimo em vários casos. Porém, há também a taxa da entrega, o shipping, que foi de US$7,98, resultando em um valor final de US$13,29. Agora, convertendo esse valor para real, usando a cotação atual do dólar, ele fica em R$32,29!

ISSO MESMO. TRINTA E DOIS FUCKING REAIS. Muito mais caro do que você pagaria imprimindo em uma gráfica-editora como a Letras e Versos, que também traz preços muito bons (porém, é de micro tiragens, então dificilmente você gastará menos de R$100; mas ouvi boatos que compensa, e muito). Esse valor você gastaria, e até um pouco mais, em uma gráfica normal que não é especializada em livros, ou que não trabalha com frequência, e que metem a faca mesmo.

Eu diria que esse valor compensa se eu morasse nos Estados Unidos, aí eu compraria livros meus a dar com os pés só para fazer coleção. Mas não é o caso. O livro do CS no Brasil fica muitíssimo mais caro. Apesar do material bom, não compensa. Você consegue algo com um material ainda melhor, ou na faixa, por um preço bem melhor em uma gráfica ou editora. Minha classificação pelo preço é de 1/5.

4. Entrega: 3/5

Eu vi gente comentando que recebeu o livro em menos de uma semana. Eu também recebi o meu – mas só depois de informar à equipe do CreateSpace que não recebi meu exemplar encomendado há quase dois meses. Aí eles se distorceram em sete e me mandaram o livro que chegou uma semana depois do dia do envio.

Eu sabia que demoraria, porque sempre compro coisas do exterior e sempre demora para chegar por causa da alfândega. O produto pode chegar em três dias no Brasil, mas pode apostar que ele vai ficar pelo menos um mês em Curitiba. Então, conformada com isso, eu aguardei, até porque eu havia solicitado o shipping normal.

Porém, a conformação é totalmente complicada quando a empresa estipula um prazo de entrega e o livro não chega nesse prazo. Principalmente quando eles não oferecem um código de rastreio.

Primeiramente, o CreateSpace só me passou o código de rastreio quando eu solicitei, um mês depois. Eles não enviam por correio normal, e sim, por i-parcel (não sei muito qual a diferença, só sei que não dá de rastrear com o código deles no site dos correios ou, sei lá, no Muambator), o que já me deixou meio descabelada porque eu tentei rastrear e nunca conseguia, mesmo indo no site direto da empresa da entrega. E então, se passaram dois dias após o prazo máximo que o livro deveria chegar e ele não chegou. Entrei em contato com o CS e eles informaram que enviaram um livro em entrega expressa e que chegaria até o dia 9 de outubro. Chegou no dia 7.

Eu pontuo a classificação com 3/5 por causa desse rolo da entrega, porque, para ser sincera, chegou bem antes do que eu imaginava que chegaria. Geralmente demora coisa de dois meses e meio a três, para mais, mas dessa vez chegou com um mês e pouco, a nove dias de fazer dois meses.

Esse é o meu feedback sobre o livro físico do CreateSpace. Em breve vou compartilhar o feedback do livro da Bookess e de Clube de Autores, pois também vejo muita gente falando sobre eles e, principalmente, tenho um livro de ambos aqui em casa, embora não sejam de minha autoria.

E aí? Gostaram? Não deixem de compartilhar!

Boa escrita para você!

Bio Gabs

32 comentários sobre “Feedback: livro físico com Editora CreateSpace

    • Oi Pamela! Obrigada pelo comentário!
      Eu resolvi testar porque estava muito envolvida na autopublicação e estava em busca da impressão desse livro em especial. Sempre ouvi comentários positivos e fui na fé, mas fiquei bem decepcionada. Eu não imprimiria de novo, principalmente pelo valor e a demora de entrega. Sem falar também nas falhas da impressão. :(

      Curtir

  1. Já imprimi dois livros no Create Space, e acho, sim, que comprando a partir de 15 unidades, o preço compensa bastante. A qualidade é muito boa, e em nenhum dos dois tive esse problema de impressão a que você se referiu. Meus capítulos sempre começam nas páginas ímpares (pares? Estranhei isso). Bom, em suma, minha experiência foi positiva…

    Curtir

    • Oi Mariana! Obrigada pelo comentário!
      Então, o valor do preço é bom e bem agressivo, o problema eu acho que é o shipping. Não sei se com mais quantidades ele fica menor ou a mesma coisa, mas o que deixou meu livro muito caro, definitivamente foi o shipping. Eu não imprimiria de novo.
      Eu sinceramente não sei o que aconteceu com o meu, na questão da falha da impressão, uma vez que eu havia visto a prova online e estava tudo ok antes de solicitar a prova impressa. Fiquei bem decepcionada ao constatar esse erro no livro.
      Aliás, eram nas páginas ímpares, eu me confundi no texto hahaha.

      Curtir

  2. Olá! Tenho dois livros publicados pela editora Clube de Autores. Eles são muito rápidos com a impressão e entrega. O material de capa é bom e as folhas internas também, entretanto, salvo engano, não é possível colocar gravuras nas folhas. Você decide quanto quer ganhar de direitos autorais, porém tem que pensar bem quanto vai pedir pra não inviabilizar a venda – e os direitos autorais só são pagos quando você atingir R$100,00. Um ponto interessante é que o comprador escolhe formato de capa (capa dura, brochura, espiral)… Gostei bastante de publicar com eles, mas admito que meu sonho é publicar em uma editora maior :)

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Darlene!
      Eu conheço o Clube também, e deixei um livro meu (há muito tempo atrás) por um tempo lá. Mas recebi recentemente um impresso de um livro da minha amiga, que publico neles também, e achei a qualidade bem razoável. Acho que cobram muito caro para um livro impresso daquela qualidade, e mesmo se comprar em quantidade, às vezes nem compensa muito não. :(

      Curtido por 1 pessoa

  3. Publiquei dois livros pelo CreateSpace, e sou defensora da qualidade deles. O Shipping diminui consideravelmente quando você manda imprimir uma tiragem maior. o Pedido de 50 cópias vale muito a pena (mas eu pedi de 20 em 20). Consegui vender meu primeiro livro (244 páginas) a R$ 15,00 sem perder dinheiro, e o segundo (444 páginas) me custou em torno de R$ 27,00, pois pedi em quantidade. Preferi o trabalho com a capa brilhante, mas adorei a textura da capa fosca. Minha impressão veio idêntica à prova digital, e todos os erros de diagramação ali são meus (por algum motivo, o LibreOffice desconfigurou quando imprimi em PDF para mandar. Adorei o editor de capas do site, e o utilizei nos dois livros. Os meus livros vieram via DHL (mesmo pedindo frete standard) e chegaram em 7 dias, todas as 8 vezes que pedi. Mas pela sua experiência, as classificações estão coerentes…

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Clarisse! Primeiramente, obrigada pelo comentário!
      Então, inicialmente eu achei o preço bem agressivo (em comparação a outras gráficas), mas a partir do momento que coloquei no papel (depois de ter feito o pedido), eu confesso que me arrependi pelo valor. A maioria não pensa que o dólar é duas vezes o valor do real, ainda às vezes para mais, e acaba achando muito barato. Eu achei o preço (no dólar) bem bom. A qualidade é boa, mas poderia melhorar e tive muitas falhas de impressão nele. Fiquei bem decepcionada, eu esperava mais…

      Curtir

  4. Até que enfim um feedback claro, eficiente e sincero sobre o “Create space”. Eu já tinha ouvido outras vezes que era caro e que compensava mais publicar pelo clube de autores e seu post só confirmou. E confesso que fiquei bastante preocupada com esse bug no final dos capítulos, porque ficaria louca caso acontecesse comigo, tenho um lado meio TOC e quando se trata de algo que sei que vai ser vendido, acho que precisa estar em perfeitas condições. Se algum dia o “Create Space” começar a produzir aqui dentro do Brasil e eu acho que não vai demorar, tendo em vista que a amazon tá vendendo por aqui, aí eu acho que edito o livro por lá. Seu post foi esclarecedor, obrigada por isso :)

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Bia! Primeiramente, gostaria de agradecer pelo comentário!
      Nossa, meu TOC gritou quando vi aquele bug! Fiquei possessa, quase arranquei as páginas defeituosas. Hahahaha. Mas sobre o Clube, ainda acho que o valor do Clube é semelhante ao do CreateSpace (se não mais caro) e a qualidade não é superior, e sim, inferior. Tenho um livro do Clube que recebi de uma amiga e não gostei da qualidade da impressão. Acho que compensa mais juntar um dinheiro e pedir uma microtiragem com a Letras e Versos! Haha.

      Curtir

    • Oi Gislaine! Primeiramente, gostaria de agradecer pelo comentário!
      Sim, uma coisa que eu não gosto do Clube, é o preço absurdo. Acho que não compensa pagar esse valor e ainda ter um livro daquela qualidade.
      Sobre o Letras e Versos, eu ainda não imprimi, mas um colega meu que abriu uma editora (a Maori Books) disse que imprimiu uma pequena tiragem lá e gostou muito! Levou acho que 10 ou 15 dias para entregar, ainda que ele morava no interior de MT e a qualidade é muito boa. Pelo o que vi, foram só elogios! Acho que compensa sim, uma vez que o valor fica bem em conta até mesmo com o frete (que aumenta às vezes um ou dois reais no valor do livro unitário).

      Curtir

  5. Olá Pandora! Muito bacana seu post! Gostei muito!

    Estou com um problema…
    Estou publicando meu livro pelo CS e quando vou colocar meu ISBN (que adquiri separadamente) ele diz que já está em uso. Você saberia como consigo resolver esse problema?
    Muito obrigada!

    Curtir

    • Oi Erika, tudo bom? Fico feliz que tenha gostado do post, de verdade!

      Não sei como corrigir isso… Mas provavelmente deve ser porque você adquiriu ele separadamente. CS é todo bugado! rs

      Qualquer coisa só chamar!

      Beijos!

      Curtir

  6. Oi Pandora!
    Obrigado pelas dicas!
    Estou preparando um livro para experimentar o CS, mesmo sabendo que o valor é inviável tendo em vista o frete. De qualquer forma, quero ter essa experiência.

    Agora me preocupou essa história da quebra de capítulos. No teste online do livro apareceu correto? E pelo jeito vou ter que ir à farmácia comprar um frasco de paciência para lidar com a capa…

    Agora, no detalhe do prazo de entrega entra o “fator brasil”. Uma encomenda que me foi enviada de São Paulo, um objeto pequeno, demorou 98 dias para chegar. Isso mesmo, noventa e oito. Nossos correios, que já foram modelo nos anos 70, foram sucateados. Então isso a Amazon não tem mesmo como corrigir.

    Um abraço!

    Curtir

    • Oi Marcos, tudo bom?
      Fico feliz em saber que gostou do post, de verdade!

      Então, muitas pessoas que conheço disseram que, apesar dos perrengues, tiveram uma experiência consideravelmente boa com o CS. A qualidade do livro é realmente muito boa (apesar da capa entortar facilmente depois de um tempo, já que não tem orelha para segurá-la para baixo), mas tem sempre a questão do frete, do valor, e tudo mais.

      Sobre a quebra de capítulos, eu lembro que conferi e que estava tudo certo. Não sei o que aconteceu. Provavelmente deu algum bug interno. Mas é chatíssimo mexer com os arquivos para o CS, eles fazem as medidas em polegadas e como estamos acostumados com centímetros e milímetros, levamos um tempo convertendo todas as medidas e tentando fazer a coisa certa! rs

      GENTE! De São Paulo? Não era importada?? E eu aqui chorando por estar esperando uma encomenda por 60 dias e até agora nada… Eu tivesse esse problema com o CS de que eu receberia a encomenda no dia X e nada, mas eles resolveram rapidinho e recebi acho que na mesma semana, se não me falhe a memória.

      É uma pena que nosso sistema de correio está, me desculpe o palavreado, mas uma bela merda.

      Obrigada pelo comentário e a presença!

      Abraços!

      Curtido por 1 pessoa

  7. Oi Pandora, achei ótimo esses comentários, e eu já fiz e publique dois livros. E-book O mais Feliz dos Homens e (Hoje) Para Uma Vida Melhor. Grandes Amores. E quero passar para impresso (físico) e não aceitam minha conta bancária, por ser no Brasil. Será verdade ou eu que não estou sabendo como fazer? Escrevo email mas eles não entendem. Você deve saber. Pode me ensinar? Felicidades querida.

    Curtir

    • Oi Roberto,
      Enquanto aguardamos a resposta da Pandora, vou dando meu pitaco.
      Tem certeza que é disso que reclamam?
      Incluí dois livros recentemente (da Camila M. Guerra) no CreateSpace, sem problemas. A conta bancária dela também é no Brasil. Não precisa ter conta lá fora.
      Talvez você tenha marcado alguma opção incorretamente no processo de criação da conta. Dê uma conferida em tudo e veja se não marcou nenhuma informação trocada.
      Boa sorte lá!
      Abraço.
      Marcos

      Curtir

      • Valeu Marcos tentei publicar na Lan House. e foi isso que o rapaz me falou, então ele errou em alguma coisa Obrigado pela força. Vou continuar tentando. Mas foi o que ele disse. que só pode se for USA OU UE. QUE A CONTA TEM QUE SER NO BRASIL E A MINHA É NA CAIXA ECONÔMICA DO FEDERAL. VALEU AMIGO.

        Curtir

      • OLÁ MARCOS, SEU PITACO FOI DE GRANDE VALIA E JÁ TENHO DOIS LIVROS EM e-BOOK E IMPRESSO E UM É SEJA “O MAIS FELIZ DOS HOMENS” E O OUTRO É “PARA UMA VIDA MELHOR E OS GRANDES AMORES”. OBRIGADO PELO INCENTIVO.

        Curtir

  8. Oi Pan, por favor me dá uma luz aqui. Eu encomendei dois livros há quatro meses. Sim, quatro meses e nada de receber. Como você conseguiu entrar em contato com eles? Eu estou desesperada aqui porque os livros foram para revenda e os meus leitores estão cobrando rsrs. Please, help me!!

    Curtir

    • Oi Thais!
      Já recebeu? Imagino que sim.
      Geralmente tudo o que vem de fora fica retido em Curitiba, na central dos correios… e fica, fica, fica… As encomendas chegam aqui bem rápido, mas passam meses esquecidas por lá.

      Curtir

      • Obrigado, Marcos!

        Moro na Europa e não conheço nenhuma empresa no Brasil que seja semelhante à Createspace, por isso minha pergunta. Meu livro já está disponível na Createspace, mas como se destina ao público brasileiro, acho difícil alguém comprar, pois a remessa é muito cara. Por isso a necessidade de haver uma empresa parecida (on demand) no Brasil. Que pena que não há.

        Curtir

      • Pois é, mesmo problema conosco. Temos livros disponibilizados no CreateSpace mas, obviamente, não atrai interesse devido ao custo e ao tempo de entrega (o livro chega na alfândega e fica meses parado por lá).
        Ouvimos boatos de que a Amazon estaria em negociações por aqui mas, com toda essa crise brasileira, imagino que tenham recuado.
        Estamos na torcida.

        Curtir

      • Descobri hoje a Bookess, mas nada sei sobre ela, não encontrei ninguém relatando experiências, nem descobri se oferece serviços como a Createspace e quanto custam. Você sabe alguma coisa?

        Curtir

Deixe um comentário

