Conheça 6 vantagens de publicar seu livro como eBook

PSD posts dicas

O fato, é: muitos autores independentes estão publicando seus livros como eBooks por uma série de motivos e sendo um deles, principalmente, o custo baixo de produção. O formato digital está sendo o preferido de muitos autores e está ocupando cada vez mais um espaço ainda maior no mercado literário.

Contudo, ao mesmo tempo em que vários autores estão aderindo à plataformas digitais para publicar seus livros, muitos outros ainda estão com um pé atrás em relação aos eBooks. Afinal, não há nada melhor que pegar um livro, sentir a textura da capa, folheá-lo, sentir o cheiro de livro novo e admirá-lo  na estante. Mesmo que apenas os livros impressos proporcionem essas sensações maravilhosas para os leitores, ainda existem diversas vantagens em publicar um livro em formato digital. E então, eis as vantagens:

O custo de produção é baixo. Enquanto um livro pode chegar a custar até quarenta reais a unidade para ser impresso — fora os royalties do autor —, o custo de produção de um eBook dificilmente vai passar de cinco reais, o que dá a liberdade ao autor de colocar um valor de royalties ainda maior em cima, recebendo assim, um valor muito superior ao que ele receberia com as versões impressas.

O valor de venda dele é muito inferior ao do livro impresso no mercado. Quanto menor o valor, maior a demanda potencial, pois incentiva o leitor a comprar o livro. De forma que, um livro impresso custe o valor X, com esse mesmo valor, o leitor pode comprar até cinco eBooks.

É pratico e leve. Por mais maravilhosos que os livros impressos sejam, só os leitores sabem como eles pesam em suas bolsas e mochilas e como é duro carregar o peso nos braços ou nas costas. Já os eBooks podem ser baixados em celular, leitores de livros digitais ou tablets, carregados para qualquer lugar, sem se preocupar com o peso e ainda poderá “carregar” quantos livros quiser!

Chega de correios. Se você quiser organizar uma Book Tour ou enviar seu livro para alguém ler e realizar uma resenha a fim de divulgar seu livro, você não precisará mais enfrentar filas de correio e pagar as taxas de entrega. Basta enviá-lo por e-mail ou através de outra forma de contato para a pessoa desejada.

Maior alcance de visibilidade. Enquanto seu livro impresso fica praticamente restrito ao Brasil, o seu eBook pode ser visto por todo mundo, sendo ele vendido na Amazon, Apple, dentre outros meios de venda de livros digitais pelo mundo inteiro. Eles chegarão até o exterior com mais facilidade e praticidade, sem burocracia e grandes custos, como seria com os livros impressos.

Há uma proteção maior contra a violação de direitos autorais. Enquanto os livros impresso podem apenas serem transcritos para o computador e disponibilizados, os eBooks trazem em seus arquivos várias chaves de proteção que impedem a cópia e distribuição gratuita e ilegal do seu livro.

E aí? Você já publicou seu livro hoje?

Boa escrita para você!

Bio Gabs

2 comentários sobre “Conheça 6 vantagens de publicar seu livro como eBook

  1. Achei interessante, na verdade muito interessante. Apesar de minha pessoa ser jovem, a duas semanas eu acabei um livro e eu queria tanto publicá-lo! Porém, eu estou muito insegura de mandar formulários para a editora (pela rejeição) porque acho minha história, o enredo muito boa, porém acho que não possuo talento suficiente para isso já que tenho apenas 14 anos. Pensei em tentar publicá-lo sem editora, mas não sei onde começar.
    Ao ler seu post, lembrei da existência dos famosos e-books e achei um bom jeito de publicá-lo, sai mais barato, mas ainda me pergunto se para isso precisa-se também de uma editora… Precisa?
    Bom, caso eu não tenha jeito, pode dar-me sugestões de editoras a quem posso recorrer?

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Sarah! Primeiramente eu gostaria de agradecê-la pelo comentário e elogio!
      Bom, há maneiras sim de publicar sem editoras, inclusive, estou preparando um post sobre autopublicação e por onde os autores devem começar. Ele sairá em breve, haha.
      Mas assim, para fazer uma autopublicação, você não precisa necessariamente de uma editora. No máximo, você precisará de um revisor e um designer para fazer uma capa bonita e atraente para o seu livro, caso você não manje dos paranauês de criação de capa. Você pode publicar seu livro também em editoras gratuitas como Clube de Autores, Bookess, Amazon, que cobram apenas a parte de royalties dele quando seu livro vende, caso contrário, você não paga nada.
      E sobre as rejeições, amada, não se preocupe com isso. É difícil agradar a todos, sim. Eu já recebi uma penca de rejeições, e isso não me abalou. Continue divulgando seu livro, procurando editoras e até mesmo autopublicando, que o esforço, no final, vai valer a pena.
      Novamente, obrigada pelo comentário e fico muito feliz que tenha gostado do post. Desejo muito sucesso para você! Se precisar de alguma coisa, só me chamar ou mandar um e-mail. Estou sempre à disposição! ^_^

      Curtir

Deixe um comentário

