Como realizar um lançamento virtual do seu livro em ebook

Post 5

É de conhecimento geral que os eBooks estão virando os queridinhos de todos os autores, por uma série de vantagens que eles proporcionam, desde o pouco trabalho de editoração até o valor de venda que bate vários livros impressos e agrada aos leitores.

Entretanto, ao mesmo tempo em que há uma série de vantagens de se publicar um livro em eBook, há também as desvantagens. Você não poderá sentir o cheirinho do seu livro, carregar na bolsa e mostrar para todo mundo, folhear as páginas, e muito menos fazer uma noite de autógrafos com o lançamento do seu livro. E, para alguns, a maior graça de publicar um livro é essa: realizar uma noite de autógrafos, fazer o lançamento do seu livro. Mas como fazer isso, se o seu livro foi publicado apenas digitalmente?

Esses dias, acabei esbarrando em alguns eventos de lançamentos virtuais dos livros de certos autores, e todos eles traziam ideias muito bacanas, em que acho mais do que válido compartilhar e até pretendo realizar não apenas no meu próximo lançamento, mas em todos, indiscutivelmente, daqui para frente. As dicas trazem, além de ideias para realizar um evento de lançamento virtual, também para divulgar o seu livro no mesmo meio.

Crie um evento no facebook. Esse é o primeiro passo, e o que mais ajuda a divulgar. Deixe a vergonha de lado e chame todos os seus amigos, até mesmo aqueles que você não conversa muito, mas tem adicionado apenas para manter contato uma vez na vida e outra na morte. Às vezes você pode não ter muito contato com alguém do seu ciclo de amigos do facebook, a pessoa não sabe que você escreve, e quando ver que foi convidada, ela pode ter uma bela surpresa e até mesmo prestigiar sua obra. O facebook é a primeira ferramenta de marketing gratuita, e com certeza, a mais usada até o momento.

Coloque seu livro no Skoob ou Goodreads. Redes sociais voltadas para leitores estão em alta. Skoob e Goodreads são os preferidos até o momento, mas já vi pelo menos uma ou duas a mais por aí, embora eu não me recorde do nome (e também, eu tenho uma preguiça insana, porque tenho muitos livros para adicionar à minha estante virtual se eu fizer uma nova conta). Cadastrar o seu livro em alguma dessas plataformas é essencial, tanto para ver quantas pessoas estão interessadas quanto para divulgar para outros usuários.

Divulgue com antecedência. De nada vai adiantar você bolar um evento legal, convidar duas mil pessoas, se acabar fazendo na hora. Não vai dar certo. Divulgue tanto o livro quanto o evento com muita antecedência. Porém, saiba que tempo é esse. Você começou a escrever o seu livro agora? Termine ele primeiro, mas fale um pouco dele com seus betas, nos grupos que participa, deixe-os um pouco instigados e curiosos sobre a história. Terminou seu livro e mandou para a editar com um profissional? Agora sim, você pode começar a divulgar pra valer! Faça quadros de divulgação no facebook (bonitos e legíveis!), entre em contato com blogs literários, divulgue em todas as redes sociais das quais você participa. Quando seu livro estiver nos ajustes finais, marque o evento para uma ou duas semanas do dia para que você possa se organizar. Mas planeje-o com antecedência também! Nada de colocar as atividades apenas no dia!

Faça uma programação do evento. Não vai ter graça você realizar um evento com bastante gente se for só para disponibilizar o link para venda do seu livro! Faça uma programação bacana. Inicie o evento com um vídeo de apresentação seu, ou um texto, falando sobre o livro. Abra um espaço para que os leitores façam perguntas e interaja com eles. Libere alguns capítulos iniciais, faça atividades interativas com os leitores presentes. Você quem manda! Mas o mais importante é: cumpra com os horários!

Faça uma promoção de lançamento. Vários autores, no dia de lançamento do seu livro, fazem uma boa promoção de lançamento que os leitores se perguntam por quê não comprar aquele livro. Alguns liberam o livro gratuitamente para download no site onde ele será vendido por vinte e quatro horas, outros colocam um preço bem abaixo do real por um tempo indeterminado. O próprio Amazon também tem um esquema de promoção bacana que dura três dias, e o valor do seu livro alterna nesses dias, de menor para maior. Abra a mão e faça uma boa promoção para os seus leitores!

Sorteie exemplares ou kits do livro. Caso você tenha uma versão impressa desse livro, faça um sorteio com os participantes do evento! Todos os leitores adoram um sorteio e a ideia de que podem ganhar um livro autografado gratuitamente, apenas participando. O mesmo se aplica para um possível kit que seu livro possa ter: uma bolsa, uma caneta, marcadores… Dentre outros. Além de sempre movimentar o evento, pode acabar trazendo mais gente para participar e conhecer o seu livro.

Essas são algumas ideias que encontrei e que achei muito boas de serem aplicadas em lançamentos virtuais. Você conhece mais alguma ideia legal?

Compartilha aí! ;)

Boa escrita para você!

Bio Gabs

Anúncios

3 comentários sobre “Como realizar um lançamento virtual do seu livro em ebook

    • Oi Tatiana!
      Eu nunca fiz um lançamento virtual, mas estou pretendendo fazer um em breve! Essas dicas eu encontrei esbarrando em um evento ou outro por aí, e tive ideias ao decorrer do tempo. Pretendo fazer algo bem bacana no lançamento do meu próximo livro.
      Fico feliz que tenha gostado! E muito sucesso para os seus livros! <3

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s