Dicas contra o Bloqueio Criativo #1: Desafio das Cartas

Post 4

Eu sou uma dessas pessoas que dá um espirro e… Caramba, veja só! Um novo bloqueio criativo! E continua assim por alguns meses. O problema é que meus bloqueios são pesados. Grosseiros mesmo. Eles definitivamente não sabem brincar. O que faz com que eu apele para o Google, em busca de desafios que possam me ajudar a vencê-lo.

Um desafio que encontrei há um tempo e gostei bastante, foi o Desafio das Cartas. Eu havia encontrado no Tumblr, e de primeira, não coloquei muita fé (por mais que eu goste de escrever cartas, mesmo que nunca mostre para ninguém ou até mesmo as envie), até que comecei a seguir a risca, diferente de todas as dietas que já comecei. E funcionou. Perfeitamente.

Dizem que o maior problema do escritor é o branco do papel ou da tela. Que ele é intimidador, e quanto mais você olha para ele, mais você fica nervoso e não consegue escrever. É quase uma regra, e poucos conseguem escapar dela sem problemas. Infelizmente, eu não faço parte dos sortudos. O branco da tela sempre me intimidou. O que posso dizer é que você tem sempre que escrever para vencer esse nervosismo. Qualquer coisa, uma lista de compras, uma piada que você ouviu, palavras em idiomas estrangeiros para treinar. Desde que a tela não pareça tão clara, tão vazia, já está bom. O Desafio das Cartas me ajudou muito nisso, porque era jogado um tema e eu começava a escrever e de repente, já estava no meu projeto, escrevendo até doer os dedos.

Bom, apresento a vocês, o desafio das cartas!

O desafio

1. Carta para o seu amor.

2. Carta para a sua melhor amiga ou seu melhor amigo.

3. Carta para o seu ex-namorado/amor.

4. Carta para o seu irmão/a sua irmã ou parente mais próximo.

5. Carta para os seus sonhos.

6. Carta para um estranho.

7. Carta para os seus pais.

8. Carta para o seu amigo virtual preferido.

9. Carta para alguém que você queria conhecer.

10. Carta para alguém com quem você não fala tanto como gostaria.

11. Carta para uma pessoa falecida com qual você gostava de falar.

12. Carta para a pessoa que você mais odeia.

13. Carta para alguém que você gostaria que te perdoasse.

14. Carta para alguém de quem você se afastou.

15. Carta para a pessoa da qual você sente mais saudade.

16. Carta para alguém que não está na sua cidade ou país.

17. Carta para alguém da sua infância.

18. Carta para a pessoa que você desejava ser.

19. Carta para alguém que te importunou a cabeça (bom ou mau).

20. Carta para a pessoa que mais partiu o seu coração.

21. Carta para alguém que você julgou à primeira impressão.

22. Carta para alguém a quem você quer dar uma segunda oportunidade.

23. Carta para a última pessoa que você beijou.

24. Carta para a pessoa que te deu a sua melhor memória.

25. Carta para a pessoa que você sabe que estará lá nos tempos mais difíceis.

26. Carta para a última pessoa a quem você fez uma promessa.

27. Carta para a pessoa mais amigável que você conheceu por apenas um dia.

28. Carta para alguém que mudou a sua vida.

29. Carta para a pessoa a quem você quer contar tudo, mas tem medo de o fazer.

30. Carta para o reflexo no espelho.

A ideia do desafio é fazer uma carta em um período de trinta dias. Mas não em trinta dias corridos, mas uma carta a cada dia e não necessariamente nessa ordem. Interprete da maneira como você quiser, podendo até levar ou não os pedidos ao pé da letra.

O que achou?

Boa escrita para você!

Bio Gabs

6 comentários sobre “Dicas contra o Bloqueio Criativo #1: Desafio das Cartas

  1. Cartas, cartas e cartas. Tão românticas, nostálgicas e sedutoras! Eu especialmente nunca recebi uma carta, talvez pela modernidade, mas eu sinto que preciso mesmo fazer esse desafio. Não para acabar com bloqueios criativos, mas para eu me sentir melhor e seguir em frente. Sabe, tem momentos da vida em que nós nos estagnamos… Enfim, acho que ficaria legal eu escrever essas cartas e joga-las no mar, só que sou muito sustentável para jogar trinta garrafas ao mar rsrs
    Vou escrever as cartas e guarda-las, quem sabe algum dia eu tenha coragem de enviar ao destinatário.

    Curtir

  2. Ultimamente tenho tido problemas com meu projeto atual, que escolhi para desenvolver no NaNoWriMo. Sempre que começo a escrever, geralmente preciso de cerca de meia hora para engrenar na história e a escrita começar a fluir, e a partir daí fica muito bem. Mas com esse projeto isso não estava funcionando. Escrevia um pouco, insistia, mas não saía, então largava o arquivo aberto e ia procurar outra coisa (jogar, ler um livro, escrever para o segundo livro de meu projeto principal, cujo planejamento ainda nem concluí). E foi por causa desse último item que descobri que não estava com bloqueio geral, mas apenas para o projeto atual. Então comecei a procurar as causas, e descobri que eram os novos personagens. Com os personagens do projeto principal tenho trabalhado durante anos e é muito fácil lidar com eles, mas os do projeto atual são novos e mal os conheço, e era isso que estava me dando bloqueio.
    Mas esse desafio é interessante, vou ver se escrevo essas cartas “sendo” os personagens, para conhecê-los melhor. Quem sabe não supero o bloqueio?

    Curtir

Deixe um comentário

