Como organizar suas histórias – Parte 3: Mais algumas dicas interessantes

Post 3

Na primeira e segunda parte, falei sobre o planejamento e o foco da sua história que você deve fazer e ter antes de começar a escrever. Se já começou a escrever, ótimo! Se não, e ainda prefere uma dica melhor que o planejamento, eu trouxe outra opção para você hoje. E para você que tem um problema com nome de personagens, trago no final do post, uma planilha que vai te ajudar bastante! Vamos lá?

Resumo do Capítulo

Se você não tiver paciência para fazer um planejamento e prefere ir escrevendo tudo o que vier na cabeça, então ao menos crie paciência para fazer um resumo do seu capítulo que acabou de escrever.

Mas por que, Pandora?

Simples, gafanhoto. Justamente por você não trabalhar com um planejamento da sua história, isso tende a dar um B.O bonito em alguma parte. Em determinado momento, você acabará ficando na dúvida se já adicionou algo a mais ou algo importante que precisava adicionar na sua história, ou tentar relembrar algum ponto importante, mas que não ficou tão destacado como alguns acontecimentos sérios da história e acaba que você vai precisar reler tudo o que escreveu até aquele momento. E haja paciência! Ler algo que a gente escreveu enquanto estamos com a larica criativa apenas para achar um mínimo detalhe é chato, principalmente quando queremos escrever e temos que parar tudo, cortar o fio da inspiração, para procurar aquele detalhe que você deveria ter anotado.

Então, toda vez que terminar de escrever — quando você olhar para o que escreveu e pensar: “ok, por hoje chega”, mesmo que seja cinco, seis capítulos ou mais em um único dia —, volte para as últimas páginas que leu e releia. Faça correções e, juntamente, faça um resumo. Detalhando em texto ou em base de tópicos dos pontos altos dos capítulos, você quem sabe. Mas não deixe de fazer, porque um dia você vai precisar urgentemente saber de algo e não vai estar com a mínima paciência de reler tudo atrás de um único detalhe. Se você escreveu cinco, dez capítulos em um dia, resuma todos. Não importa quantos, mas resuma. Com isso, você irá se encontrar rapidamente quando precisar buscar algo na sua história e realizar uma alteração, ou confirmação de um detalhe importante, mas que fugiu da sua memória.

Auxílio: Nome dos Personagens

Eu era uma daquelas escritoras que ficava matutando, pensando sem parar em um nome bom para uma personagem e no fim acabava escolhendo um nome genérico como Jane Doe. Se você é desses também, saiba que eu tenho — eu acho — a sua salvação.

Justamente por causa desse probleminha com nomes — que acredito que muitos escritores sofrem disso —, eu resolvi fazer uma planilha com nomes femininos, masculinos e sobrenomes, separados em ordem alfabética. Hoje, a planilha tem mais de três mil nomes. Como minhas histórias não são ambientadas no Brasil e muitas fazem parte de um universo alternativo, tenho muitos nomes estrangeiros. Acho que se você encontrar um brasileiríssimo, será um grande achado. Então, se você é daqueles escritores muito patriota, não te indico a baixar.

Você encontrará nomes de origem irlandesa, grega, russa, alemã, americana, italiana e até mesmo nomes que eu imagino que criei, dentre vários outros. Há uma diversidade enorme de nomes nessa planilha, e eles são a minha salvação na hora de criar um personagem. Para não repetir, os nomes usados eu marco em amarelo e deixo em branco o restante. Em geral, faço sorteio de nomes ou na ordem do teclado, assim não preciso ficar horas também escolhendo um nome legal, dividida entre um e outro. Escolho um nome, crio o personagem e mãos à obra. Facilita muito a vida.

Clique no link abaixo para fazer o download da planilha!

DOWNLOAD

Espero que essas dicas ajudem você, escritor, a se organizar melhor com seus projetos e também terminar suas histórias mais rapidamente. Porque, quando as coisas estão mais simplificadas, tudo fica mais fácil. Isso não é diferente com os nossos escritos — pelo menos, é o que eu acredito.

Uma boa escrita para você!

Bio Gabs

6 comentários sobre “Como organizar suas histórias – Parte 3: Mais algumas dicas interessantes

  1. Olá Pandora, estava lendo sua matéria e lembrei do meu primeiro livro. Antes de escreve-lo, eu fiquei uns seis meses pensando nos pontos principais que os capítulos antes de ir dormir. Simplesmente ficava passando as cenas do capítulo em minha mente como se eu fosse o protagonista. Assim, quando começei o livro, eu já tinha toda a história pronta! Parabéns pelo site, senti uma simpátia muito grande por você.

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Bryan! Fico feliz que tenha gostado!
      Aconteceu a mesma coisa comigo e com outro livro meu, que estou editando para em breve publicá-lo no Amazon. A gente vai pensando na história e de repente já tem ela pronta. Eu sempre faço um planejamento, mesmo que meia boca às vezes, para organizar a história e terminar ela o quanto antes.
      Novamente, obrigada pelo elogio! Espero que continue acompanhando!
      Abraços!

      Curtir

  2. Parabéns pelas dias e pelo arquivo de nomes e sobrenomes, eu já o tinha, agora não me lembro exatamente onde consegui (acho que foi em um grupo do facebook onde descobri o teu blog), mas o importante é que tirei muitos nomes de lá e me estimulou a sempre anotar nomes interessantes, diferentes e que invento.
    Obrigada, Pandora e sucesso sempre.

    Curtir

Deixe um comentário

